Seu nome verdadeiro é Miguel,mas nos terreiros de umbanda vem como pretinho ou Miguelzinho da Praia, esse ere é primo de Pedrinho da praia.
Sua história aconteceu a muito tempo atras, Rosalia mãe de miguel tinha uma barraquinha de peixe e camarão junto de sua irmã Rosa que era a mãe de pedrinho, não tendo com quem deixar seus filhos as duas os levavam pra ficar junto delas na praia.
Certo dia como de costume foram ao trabalho bem cedo, nesse dia o mar se encontrava bem bravo e agitado, pedrinho e seu primo miguelzinho ficaram brincando ali perto de algumas pedras perto da barraquinha onde suas mães trabalhavam, na correria do dia suas mães concentrada no descascamento dos camarões nem se preocuparam com seus filhos porque eles sabiam que não podiam entrar no mar. Mas miguelzinho e seu primo pedrinho já cançados de jogar bola resolveram sentar numa pedra que tinha ali perto com uma poça de água que se formou com as ondas do mar algo que parecia inofensivo mas o inesperado aconteceu formou no mar bravo uma grande onda que infelizmente chego onde estavam os mesmos, a grande onda arrastou pedrinho primeiro e miguelzinho no desespero de ver seu primo se afogando pegou um pau que estava ao lado para tentar puxar seu primo mas outra onda veio em seguida e arrastou miguelzinho também ao fundo do mar. Hoje na umbanda pedrinho da praia e miguelzinho da praia trabalham juntos, trazendo ensinamentos de paz amor e respeito, usam guia de conchas com uma estrela marinha na ponta que representa as forças da natureza e as conchas o mar. Pedrinho veio a falecer aos 3 anos e Miguelzinho aos 5 anos.