Propriedades de Cura da Erva Cidreira


Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba), no sincretismo é Santo Onofre, que como Oxóssi, habita a floresta. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro. Ossâim está presente em todos os rituais da Umbanda através das folhas. Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mística. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. E com a permissão de Ossâim lhe passo seus segredos para curar doenças e males.
----------------------------------------------------------


A Erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.

Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.

Nomes Populares:
chá da frança, chá de tabuleiro, cidrilha, citronela, citronela menor, erva cidreira européia, erva luísa, cidreira verdadeira, limonete, melitéia, melissa, melissa romana, melissa verdadeira, salva do brasil.

Propriedades:
É adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, anti-séptica, cicatrizante, Tem propriedades aromáticas, Atua como calmante, tônico, relaxante, sedativo, Indicada em casos de problemas gástricos, de arrotos, com catarros, de circulação, cólicas, flatulência, gases, tosse, Acaba com a ansiedade, crise nervosa, depressão, dor de cabeça, dores nos olhos, enxaquecas, epilepsia, fadiga, insônia, melancolia, nervosismo, É boa contra celulite, problemas menstruais, Limpa e cicatriza a pele, com acne, revigora, oleosidade.

Precauções:
Um certo grupo de pessoas podem desenvolver hipersensibilidade à erva cidreira