A Umbanda talvez seja a religião que mais claramente, através dos guias de luz, ensina essa frase: "A SEMEADURA É LIVRE...MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA!"
Ou seja: a Umbanda dá uma liberdade muito grande aos adeptos e mediuns, mas infelizmente muitos confundem essa liberdade com libertinagem.
Daí então esses filhos de fé rebeldes sao alertados dezenas de vezes pelos guias espirituais na esperança de que, passo a passo, sem traumas, possam vencer as imperfeições e desenvolver uma conduta melhor.
Mas apesar da tolerancia de nossos mentores, nossos guias não são eternos acobertadores dos desmandos e mal caráter dos filhos de fé.
Chega uma hora que podem até colocar ´cabresto´ e muitos sofrem a famosa ´Força de Pemba [disciplina imposta ao médium faltoso]´.
Então passam a se revoltar contra os guias, atacar a umbanda etc...
Essa força de Pemba vem porque não honraram o valor da liberdade que a Umbanda dá.
Então muitos acabam indo para as igrejas evangélicas, e passam a andar em ´cabresto´ como ovelhas que seguem seus pastores.
A Umbanda nunca vira as costas para seus filhos. São os filhos que muitas vezes viram as costas para a Umbanda. Quantos filhos já falar que nunca GANHOU nada com a Umbanda como se ela fosse obrigada a dá estabilidade financeira a seus filhos. Em parte é uma verdade pois a prosperidade vem bater em sua porta. Mas muitos vivem a fazer maldades, consigo, como outros, com as entidades e com a própria Umbanda.
FIQUEMOS ATENTOS!
A Umbanda é tolerante, mas tudo tem limites, ordem e LEI!